Não permitir cadastro de alunos no moodle

Uma das funcionalidades do moodle é permitir que o próprio aluno possa se cadastrar no ambiente, porém, como tudo, isso tem o seu lado bom e o lado ruim. Sempre temos que ter em mente em educação a distância, qual o nosso objetivo. Então primeiramente temos que ter claro a função que o moodle irá ter na nossa instituição para então aplicarmos esse recurso. Permitir que o aluno possa se cadastrar talvez seja interessante quando temos cursos de apoio presencial, quando geralmente são muitos alunos e a utilização do ambiente não é para aplicação direta de conteúdo, ou seja, único sistema de avaliação, é interessante permitir que os próprios alunos se cadastrem, pois além de terem a orientação do professor em sala de aula, o ambiente de apoio é mais um recurso a ele disponível e não o único. Já quando utilizamos o moodle para EAD, é necessário que haja um tutor que envie informações detalhadas de como acessar, ele vai ser responsável pelos acessos de todos os participantes, e terá controle de todos os acessos e alunos diferente de cursos de ambiente de apoio.

O padrão do moodle é permitir que os alunos se cadastrem, porém podemos configurar para que apenas o administrador tenha essa função, então para configurarmos temos de ir, com o perfil de administrador, no menu lateral esquerdo, Administração do site, escolher as opções Usuários, Autenticação e Gerenciar autenticações. Agora oculte a opção Autenticação via Correio Eletrônico no ícone do Olho. Agora ao acessar a página do moodle verá que a opção de cadastramento de usuário some, não permitindo que qualquer pessoa se cadastre.

2 respostas para Não permitir cadastro de alunos no moodle

  1. Paulo Bezerra disse:

    Olá Adriana,

    Não sou administrador e aceitei um desafio que pode me render um emprego, de um projeto de treinamento usando o Moodle, o qual tenho conehecimento como professor! O curso está todo estruturado e dividido em quatro módulos, para um mês e será totalmente a distância. Porém,estou com muitas dúvidas e medo de como gerir a quantidade de alunos e qual a melhor forma de inscrevê-los! Serão 1.000, que dividirei em dois grupos de 500! Cada grupo de 500, pretendo dividir em 5 turmas de 100, para 2 tutores acompanhar! MINHA DÚVIDA É QUAL A MELHOR MANEIRA DE FAZER A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS?

    Me ajude por favor!

    Atm,

    Paulo Bezerra
    61-9974.7380

  2. Adriane Consolo disse:

    Olá Paulo,

    obrigado por visitar nosso blog, aproveito a oportunidade para lhe informar que mudamos de endereço http://www.moodlelivre.com.br
    A melhor forma de cadastrar alunos em grande quantidade é através de um arquivo externo, temos um post que fala a respeito, neste endereço http://moodlelivre.com.br/carregar-alunos-atraves-de-arquivo-externo-no-moodle/, e bem simples de fazer.
    Boa sorte em seu novo desafio, consulte-nos e indique-nos sempre que tiver oportunidade.

    Marcelo Claro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: